sábado, 24 de abril de 2010

- Fatorexia ?

Uma britânica que descobriu estar 30 quilos acima do peso que acreditava ter, deu início a uma campanha pelo reconhecimento médico de um transtorno alimentar que batizou de "fatorexia" (fat é "gordo" em inglês). A empresária Sara Bird, de 44 anos, acredita sofrer de uma condição que a levou a acreditar estar magra e com um peso bem abaixo do que seu peso real, um distúrbio que ela compara a uma "anorexia invertida".Cinco anos atrás, ela levou um susto ao ser diagnosticada como obesa em um consultório médico, depois de anos sem subir em uma balança.Na consulta de rotina, ela descobriu que pesava quase 30 quilos a mais do que imaginava.
"Quando olhava o espelho, via uma pessoa confiante, magra, quando na verdade eu estava obesa", diz Sara , que normalmente só se olhava em espelhos pequenos, onde via apenas o rosto.
"Foi horrível! Como alguém podia me dizer que eu estava gorda? Eu saberia se estivesse", conta ela, em seu site na internet."Mas aí está o problema - eu tinha me convencido de que estava magra e tinha o controle sobre o meu peso, quando, na verdade, era claramente o oposto."
Como tinha variado de peso em vários momentos de sua vida, Sara Bird tinha roupas de todos os tamanhos e não percebeu que estava engordando.A empresária passou os últimos cinco anos pesquisando o caso de pessoas que acreditam ser mais magras do que são e agora quer contar com o apoio da classe médica para identificar a condição e atrair mais empatia para seus portadores.Sem encontrar um termo médico para o sua suposta desordem alimentar, Sara cunhou o termo "fatorexia", que seria um transtorno semelhante à anorexia, em que portadores muitas vezes têm uma imagem falsa ou distorcida de sua real forma física .A pesquisa resultou no livro Fatorexia: What Do You See When You Look In The Mirror? ("Fatorexia: o que você vê quando olha no espelho?"), lançado em março passado, no qual a autora descreve sua experiência.No seu site, Sara Bird explica que busca maior compreensão dos médicos ao lidar com pacientes obesos."Eu acredito que se as dietas não funcionam, então a pessoa tem que resolver a situação de um modo que a faça feliz. Para mim, essa resolução veio com a aceitação de quem e o que eu sou ao mesmo tempo em que, ao conquistar a fatorexia, não me torno ainda mais gorda", diz ela."Se dar conta da fatorexia tem a ver com controle, moderação e escolha. Não quero passar horas sem fim na ginástica. Só quero ser o mais saudável possível e aproveitar minha vida ao máximo", diz ela."Saber que sou uma fatoréxica me ajudou a descobrir meus gatilhos - identificando o ponto onde não vou me permitir engordar ainda mais. Estou no controle agora", afirma.Procurada pela BBC Brasil, a organização Beat, uma instituição que há 21 anos dá apoio a pacientes de distúrbios alimentares na Grã-Bretanha, afirmou que o único caso conhecido do transtorno no país é o de Sara Bird.A entidade não acredita que a "fatorexia" venha a ser reconhecida como distúrbio alimentar. 

Eu sinceramente achei que foi um jeito de chamar atenção ! Talvez porque eu seja meio "ana" , acho impossível uma pessoa gorda se achar magra , por causa de um distúrbio.Mas vai saber o que se passa na cabeça dela não é ?
Enfim , o que vocês acham ? 

xoxo , Pda.

O conteúdo é de responsabilidade de seus idealizadores , porém nenhum membro da equipe do blog Please Dear Anna ( ou PDA ) obrigou ninguém a lê-lo.Agradecidas , equipe PDA ( Anny Bruk , Hannah Miah , Little M. & Please Dear.Anna )

17 comentários:

  1. tb fiquei meio de cara quando li, tipo como ela pode se visualizar magra, as roupas não entrando mais, ela comendo horrores e assim vai...
    =/
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Gentee,
    primeira vez aqui no blog, ameeei!
    me diz, como ela consegue se ver magra???
    Será que NINGUÉM nunca disse nada?Tipo, ela é obesa!Ninguém da familia mando ela procura um nutricionista ou sei lá?Estranho...
    bjs e FORÇA :**

    ResponderExcluir
  3. Meu axo q ela tava tentando causar...pq deve comer q nem uma baleia e depois finge q naum se vê normalmente!!!
    pô nada ver
    bjoss força e tô seguindo seu blog!!!!

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe se acha magraa tb e ela eh obesa mas qdo se ve no espelho, pércebe q tah enorme e sente um choquee... eh estranho ela se sente magra mas ve no espelho q esta gorda. Naum sei se eh fatorexia...
    responde o coment
    www.dra.anna.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Claro que existe!
    Vocês não são apenas sacos de ossos patéticos e frustrados, e qdo alguém diz que estão esquálidas, não acreditam?
    Então, dá na msm.

    ResponderExcluir
  6. vdd,
    eu na vdd ñ tou gorda mas tbm ñ estou magra a ponto de oh sua magrela, sinceramente...deve ser igual a anorexia ao contrário neh.
    pra qm tm disturbio alimentar...sempre nos achamos gordas, só percebemos se emgrecemos ou estamos magra...olhando na balança, pq visivelmente sempre nos achamos gordas....e olha lá se conseguimos enchergar o digito da balança dizendo q nosso peso certo...eu to começando a me pesar e pedindo para as pessoas dizerem qual o peso q a balança acusa, pq eu ñ estou conseguindo enchergar mas.to vndo tudo distorcido(preocupação)


    faze oq neh..vamos tomar mais cuidado gatonas.



    sucesso pra nós....estejemos bm.



    *_*

    ResponderExcluir
  7. Olha "Dr." onde você acha que está pra chamar-nos de "sacos de ossos frustrados" ? Claro que todos nós no mundo e aqui nesse blog temos liberdade de expressão , mas se você realmente tem essa opinião , porque diabos você visita o blog ? Todo final de post aviso que não obrigo ninguém à lê-los .Ao invés de visitá-los e ofender o dono e os leitores , você podia muito bem ir a uma instituição e ajudar alguma anoréxica que queira sair desse meio , que chamamos de estilo de vida e não de doença . Enfim , faça o que quiser ! E mesmo que você não se importe saiba que a Equipe PDA e parte dos leitores se ofenderam e como sinal de um mínimo respeito e educação você deveria pedir desculpas.Obrigada e beijões, Equipe PDA

    ResponderExcluir
  8. A gente eu acho que acontece sim...
    Eu antigamente era magra, não MAGRELA, mas me achava magra e engordei 20 kg em dois anos indo nessa, ai caí na real quando todas as minhas roupas não serviam mais e minha mãe disse pra mim acordar pq eu tava gorda... enfim.. ja perdi os 20 kg.. e quero perder mais, e faço de tudo pra ficar sem comer.. eu acho que existe fatorexia que depois vira uma anorexia quando a pessoa acorda pro mundo e começa a emagrecer

    ResponderExcluir
  9. Nossa, nem acrediteei quando li isso, mas sabe que eu já me sinti meio assim, eu era fofinha, não chego a falar gorda gorda, 1° pq n quero ser anorexica e 2° o imc diz que nunca fui gorda...n sei se devo acreditar, maas, eu me achava normal, nem mt gorda, nem mt magra, e achava as vezes até magrelinha comparada com alhumas amigas, aai eu vi que não era bem assim, eu era fofinha...Bom agora minha meta é 46kg, boa sorte pra mim, beeijos ;** AAAh, to seguiindo ok ?

    ResponderExcluir
  10. adoreei a história , conheço varias pessoas assim até brincava chamando de gordorexia !
    eu não tenho nenhum dos dois , mas meu sonho era ser forte igual vcs e ter ANA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu eatou com esse problema ..sou baixa e peso 65 kilos .
      o que nao e bom pra minha estatura ..
      nao comobmuito ..
      tenho ate uma alimentaçao balanciada...
      mas me vejo magra todo mundo o tempo todo fala qq estou engordando demais ..mas eu nao acho perdi algumas roupas antes vestia 36 38 ..
      agora visto 44 ..
      sera que presiso de ajuda ..

      Excluir
  11. Olá! Vou relatar minha experiência, ok? Tenho 1,62 e peso 99kg, e acreditem só agora me dei conta de que tinha engordado...pq? Não sei explicar, mas tive tantos problemas emocionais, familiares e financeiros, que qdo "acordei" pra realidade já estava com 99kg. E eu pesava 57....Não me via gorda, acreditem....
    Acredito que assim como vcs Ana e Mia, passam por dificuldades em relação ao peso, nós "obesos" tbém passamos. Infelizmente é uma dura realidade que devemos enfrentar, e vou te dizer uam coisa: não é facil emagrecer mesmo estandoa cima do peso. Admiro muito vcs Ana e Mia pela coragem de assumir dietas, e como vcs mesmas dizem, não basta querer ser, tem de ter essa predisposição. Eu não consigo fazer NF e nem miar. Bj!

    ResponderExcluir
  12. Cambada de filhinha de papai que acha de tudo pra comer na geladeira e dispensa da casa, são bonitas, nasceram saudáveis, tem de tudo, mas cismam em querer ser rebeldes sem causa e chamar atenção do mundo, forjando uma falsa excentricidade. Necessidade de aparecer,hein?
    Que beleza se vê numa mulher que não se sabe a diferença entre quadril e busto, com ossos preponderantes saindo pelo quadril (nojo!), cor pálida, olhos fundos? Vcs já viram um cadáver em estado de putrefação? Muitas de voces se parecem com um cadáver, tanto na (falta de) cor, cabelos parecendo palha (sem vitamina) e corpo em estado de decadência (flacidez e aparência nojenta). Isso de fato é doença,pq impede de enchergarem o caco humano que são. Querem chamar atenção do papai e mamãe que se separaram e sentem culpa por isso...ou pq eles não deram a bonequinha preferidade nem foram ver a pecinha teatral que vc fez na infânica?...rsrs.. Eles não tão nem aí pra vocês. Vivam suas vidas. Otárias!!O mundo não vai parar pra olhar sua esqualidez...aliás...vcs vao se tornar insignificantes de tão magras,feias e estranhas.....

    ResponderExcluir
  13. Nenhum homem em estado normal consegue achar uma mulher escessivamente magra bonita: são todas iguais, sem graça e a mesma fisionomia de mortas-vivas. Sabe quem dita moda/beleza? Repare quem são estilista: gays. Gays gostam de mulheres? Não, gays querem ver mulheres assim como vcs: insatisfeitas, infelizes, numa busca insana por uma perfeição que não verdade gera imperfeição (deformação). E as amiguinhas de vocês....gostam de vocs? "nossa como vc está gorda,amiga"!(mesmo vc sendo um saco de osso). Ou seja, vejo mulheres sendo manipulada por gays e outras mulheres. Não há uma preocupação benéfica com a estética feminina e sim algo perverso pro trás da indústria da beleza...e Mentes adolescente são tão influenciáveis...coitadas...Eu só espero que vivam o suficiente pra olhar pra trás e ver o quanto perderam o tempo e a juventude de vcs, querendo satisfazer a quem não gosta de vocês (e só compete), pena que, infelizmente, muitas de vocês nem existirão mais pra sequer poder olhar pra trás e corrigir isso.

    ResponderExcluir
  14. É danoso e uma falta de responsabilidade sem tamanho, ver pessoas tão egoístas como vocês, usarem uma doença como essas pra mascarar suas frustações pessoais, e o pior, difundir isso na internet como se fosse algo bom. Não, isso não é um estilo de vida: nem obesidade mórbida nem magreza mórbida. Todas as duas são disfunções físicas que, em muito se relacionam com problemas psicológico. Vão se tratar, ao invés de vincular uma falsa imagem de prática saudável em algo tão danoso. Se vcs querem se ferrar, se ferrem sozinhas, mas pense no quanto de adolescentezinha fúteis, frágeis, influenciáveis, sem nenhum diálogo familiar, vão ver isso e achar o máximo pq querem imitar a modelo mais TOP dos últimos tempos.Vcs tem noção do que estão fazendo para outras pessoas? Esse tipo de divulgação deveria ter uma fiscalização maior na internet e ser considerado como crime!!Absurdo!!!Divulgar uma doença!!!Doença nunca foi coisa boa, seus trastes humanos!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Filhas da puta!!!
    Odeio gente influenciável, fútil e de modismo!!!
    Juventudo que dá nojo!

    ResponderExcluir
  16. Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei,
    nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas,
    mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?
    Uma coisa é saúde outra é obsessão.
    O mundo pirou, enlouqueceu.
    Hoje, Deus é a auto-imagem. Religião é dieta.
    Fé, só na estética. Ritual é malhação.
    Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo,sentimento é bobagem.
    Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção.
    Roubar pode, envelhecer não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação.
    Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.
    A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?
    A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz,
    não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem.
    Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa.
    Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.
    Não importa o outro, o coletivo.
    Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política.
    Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.
    Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas…
    Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser.
    Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.
    ‘’ Cuide bem do seu amor, seja ele quem for’’

    ResponderExcluir